terça-feira, 6 de maio de 2014

Como surgiu o crochê?

Olá gente,tudo bem?Hoje trago a vocês uma curiosidade que eu sempre tive.Como surgiu o crochê?
Andei fazendo umas pesquisas e lendo vários artigos.E quase todos chegam a mesma conclusão.
Eu nunca tinha pensado que o crochê existisse há tantos anos.Espero que gostem.Bjs,e ótima noite!!!


Então,o crochê é um  artesanato feito com uma agulha,dotada de um gancho.Pode ser niquelada ou de materiais como madeira,plástico,e materiais recicláveis.Bacana né?!Consiste em produzir um trançado semelhante ao de uma malha rendada.E também existe o crochê tunisiano.(Feito com outro tipo de agulha).(Esse eu não sei fazer).

A palavra "crochê" tem origem no francês medieval croké, termo que designava um instrumento de ferro recurvado, uma espécie de gancho, que permitia suspender ou segurar alguma coisa. No século XIX, surge na França a expressão broder au crochet (bordar com o gancho).

Há vestígios de crochê em muitos países.Segundo os historiadores os trabalhos de crochê tem origem na Pré-história. A arte do crochê, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida no século XVI.E vem se atualizando com o tempo.
Muitos pesquisadores procurarão descobrir de onde surgiu o crochê.Mas são várias histórias.
Mais é provável de que o crochê se originou na Arábia e chegou à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo.Também há indícios posteriores da técnica em tribos da América do Sul, que usavam adornos de crochê em rituais da puberdade. Na China, bonecas eram feitas com a mesma técnica.
A origem mais provável vem da técnica de costura chinesa, uma forma primitiva de bordado que foi difundida no Oriente Médio e chegou à Europa por volta de 1700. Mas o crochê só começou a ser fortemente difundido em 1800. 
A francesa Eleonore Riego de la Branchardiere desenhou padrões que podiam ser facilmente duplicados e publicou em livros para que outras pessoas pudessem começar a copiar os desenhos.Hoje conhecidos como gráficos.
Os trabalhos com a técnica do crochê podem ser realizados com qualquer tipo de fio ou material, a depender da peça a ser executada.Por exemplo:peças para casa,acessórios e roupas,etc...




2 comentários:

Thelma Salles disse...

Olá, vim conhecer seu blog.
Eu cheguei aqui através do blog de uma amiga.
Gostei muito de tudo, que capricho parabéns!
Te convido a visitar e seguir o meu blog de artesanatos:
http://thelmasallesartesanatos.blogspot.com

Elizabeth Artesanatos disse...

Olá Thelma,tudo bem?
Que bom que gostou do meus artesanatos.Fico feliz!!!
Seja bem-vinda!
Obrigada mesmo.Boa noite.
Vou no seu blog agora mesmo.Bjs...





Minha loja